Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Conseguirei achar facilmente um emprego me formando em Arqueologia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 11 mar 2011, 12h34

Eu gosto muito de Arqueologia, mas moro no sul do país, onde não há muitas faculdades com este curso e nem mercado de trabalho. Tenho medo de não conseguir uma vaga. O que faço?
Enviado por Leticia Haubert

Na verdade há poucos cursos de Arqueologia em todo o Brasil (menos de dez). Na região sul, segundo o GUIA DO ESTUDANTE, há apenas um no Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande. Na região sudeste não há nenhum.

Isto se deve ao fato deste ser um curso de graduação muito recente (os primeiros profissionais se formaram em 2008). Antes, esta era uma área de especialização de outros cursos.

O mercado de trabalho não oferece muitas vagas, mas esta realidade tem passado por mudanças, dada a exigência prevista em lei de estudos de impacto em sítios arqueológicos quando da execução de obras privadas ou públicas.

Órgãos públicos – Ministério Público, museus e casas de cultura -, centros de pesquisa, universidades e escritórios especializados em estudos de impacto ambiental são os principais empregadores. Você tem como opção a formação em outras áreas, como História e Geologia, e buscar posteriormente cursos de especialização e pós-graduação na área.

Leia mais:
– Estude história com o Jogo do Arqueólogo!
– Veja onde estudar Arqueologia

Continua após a publicidade
Publicidade