logo-ge

Conseguirei um bom emprego seguindo a área de Fotografia?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber como está o mercado de trabalho pra fotografia. Penso seriamente em seguir essa área, mas parece uma profissão complicada para achar uma boa vaga e ter sucesso financeiro.

O curso de Fotografia é oferecido nas duas modalidades de ensino superior: tecnológica e bacharelado. O curso tecnológico concentra-se em disciplinas mais práticas, enquanto o bacharelado apresenta maior duração: quatro anos, contra dois da formação tecnológica.

As disciplinas que ampliam a formação em fotografia digital são o foco dos cursos de âmbito tecnológico. Os bacharelados contam com disciplinas tanto teóricas como práticas.

O profissional formado nas duas modalidades pode atuar em estúdio fazendo, por exemplo, fotos de moda para revistas, reportagens jornalísticas, fotografia artística, cobertura de eventos como casamentos, batizados, festas, reuniões em geral, publicidade e em perícias criminais, entre outras áreas.

Segundo o GUIA DO ESTUDANTE, as melhores chances de mercado encontram-se fora das capitais. Os centros urbanos têm maior saturação de profissionais, além de se valerem da compra de serviços prestados por agências internacionais. A remuneração é bem variada e depende do vínculo: empregado de uma empresa jornalística ou free-lance – que vende serviços à medida que são solicitados, da experiência e do reconhecimento conquistado no mercado.

Fotógrafos renomados podem receber grandes somas ao serem requisitados por revistas. O mesmo acontece com fotos especialmente importantes, seja porque tiradas em momentos relevantes, seja pela qualidade da imagem.

O trabalho de fotógrafo não tem como requisito a formação universitária. Cursos técnicos ou livres também possibilitam a atuação na área. A remuneração básica, segundo a Associação Profissional dos repórteres Fotográficos do Rio de Janeiro é de R$ 359,00 por trabalho contratado por 3 horas.

Leia mais:
– Como posso seguir a carreira de Fotografia?
– Adoro fotografia. Devo fazer jornalismo ou publicidade?
– Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Será que Publicidade é o curso certo para mim?