logo-ge

Cursar Engenharia Agrícola em uma cidade pequena vale a pena?

Orientador profissional esclarece

Pois estou pensando em fazer Engenharia Agrícola em Araporã, em Minas Gerais, mas estou em dúvida por causa do meu currículo na hora de arranjar um emprego.
Enviado por Waliston Moreira dos Santos

As oportunidades de trabalho dependem de vários fatores, como a dedicação destinada à formação e a qualidade do curso, a realidade regional (empresas e demandas sociais da região em que você reside), a dinâmica do desenvolvimento da economia e dos investimentos financeiros em determinada área, entre outros.

– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Agrícola

O Triângulo Mineiro é uma importante região ligada ao agronegócio, além de estar próxima a grandes áreas produtoras de outros estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nesse sentido, a graduação indicada pode permitir boas oportunidades de colocação profissional.

A questão central colocada parece estar ligada a uma preocupação quanto à qualidade e ao reconhecimento dos cursos oferecidos na região. Sua preocupação é relevante. Cursos reconhecidos por sua qualidade fornecem melhores ferramentas para uma boa leitura do universo profissional ao aluno, ao mesmo tempo que tornam-se um diferencial em termos da imagem inicial de quem ingressa no mercado pelos empregadores. Tais cursos, por serem mais disputados, concentram também alunos melhor preparados, o que permite aos professores ampliarem os horizontes de suas aulas.

A qualidade dos cursos varia em função de fatores como a titulação dos professores (mestres e doutores), a promoção de pesquisas acadêmicas pela instituição, envolvimento com projetos em que a universidade procura responder às necessidades da sociedade, infraestrutura da universidade (biblioteca, laboratórios, qualidade das salas de aula, número reduzido de alunos por sala), entre outros fatores.

Mesmo considerando que uma boa formação apoia-se também em outros elementos, tais como empenho nos estudos, pesquisas extracurriculares, envolvimento em programas de monitoria e iniciação científica durante a graduação, conquista de bons estágios na área de interesse específico, entre outros, é importante que o candidato tenha clareza quanto às condições que a faculdade oferece para sua formação.

Você pode pesquisar a avaliação dos cursos de sua região na publicação anual específica do Guia do Estudante (“Melhores Universidades”), que pontua os melhores cursos de cada área. Pode consultar também o site do INEP, órgão do Ministério da Educação, que realiza avaliações institucionais oficiais dos cursos e universidades do Brasil. (ENADE).

Leia mais:
– Teste: Quem sabe Engenharia Agrícola?
– Engenharia é a melhor opção?
– Os 7 melhores cursos de Engenharia Agrícola do Brasil