Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Curso Direito, mas tenho medo de falar em público. Isso vai me prejudicar?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 3 dez 2010, 12h17

Apesar de sempre ter tido muita insegurança ao precisar falar em público, optei pela faculdade de Direito. Atualmente, estou cursando o 2º período do curso e cada vez é mais difícil vencer esse medo. Será que seria o caso de pensar em outra área profissional?
Enviado por Lia Lopes

No decorrer do curso de Direito você conhecerá as diversas áreas de atuação do advogado: civil, tributária, trabalhista, etc. A imagem que principalmente os meios de comunicação passam é a do advogado diante do tribunal do júri, eloquente e dramático, ás vezes engraçado. Saiba, no entanto, que este é um perfil principalmente do advogado criminal.

Na maioria das vezes, em audiências, há apenas a presenças das partes em litígio, eventuais testemunhas que são ouvidas individualmente e sob as determinações do juiz e do advogado da parte contrária. Ou seja, um “público” bastante reduzido.

Há também advogados que trabalham nos “bastidores” dos processos, coligindo provas, encaminhando processos administrativos. Considere que seus professores têm grande desenvoltura, pois a docência em si exige tal comportamento.

Você assistiria com interesse e entusiasmo uma aula de um professor que fala muito baixinho e não se movimenta? Eles foram selecionados para despertar nos alunos motivação, ânimo. Mas o cotidiano do trabalho do advogado pode ser muito mais de negociação pessoal, de organização de estratégias, de estudo de jurisprudência e da redação de petições.

Procure conversar com seus professores sobre tais aspectos antes de tomar qualquer decisão. De toda forma, os seres humanos mudam e se adaptam às situações. Caso escolha uma área de atuação que exija maior exposição, você pode buscar ajuda de profissionais especializados para romper ou superar as dificuldades que possam lhe incomodar.

Leia mais:
– Direito é o mesmo o que eu quero?
– Vida de estagiário em Direito. Assista!
– O dia a dia de um profissional de Direito
– Não passei na OAB, como conseguir emprego na área?

Continua após a publicidade

Publicidade