Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Cursos úteis para quem ainda não sabe com o que quer trabalhar

Profissionais criativos e que dominam a tecnologia, por exemplo, são requisitados em muitas áreas. Saiba que cursos fazer para desenvolver essas habilidades

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 28 jun 2023, 17h05 - Publicado em 28 jun 2023, 16h37

Seja no final do Ensino Médio ou em outras fases da vida, nada assusta mais um indeciso do que ouvir a pergunta “que curso você quer fazer?” ou “com o que quer trabalhar?”. As razões para não ter escolhido uma carreira a essa altura da vida podem variar – afinal, a decisão é cercada de pressão, muitos não conhecem suas preferências ou então tem interesses amplos demais.

Neste sentido, Samara Nabuco de Oliveira, psicóloga do Curso Anglo, recomenda tirar um tempo para refletir sobre o tema e até buscar a razão de tanta dúvida. “Pensar se para si ‘o que fazer após a formação’ é mais importante do que ‘o que estudar durante a formação’ podem dar indícios de interesses”, recomenda. A ajuda de um profissional de orientação vocacional pode ajudar no processo.

+ 5 graduações para quem quer se tornar empreendedor

Mas, caso este exercício não tenha rendido muitas respostas ou esteja a procura de algo para fazer enquanto não encontra a carreira ideal, apostar em cursos e formações que são úteis em qualquer área do mercado de trabalho é uma boa saída. Assim, é possível mudar de ideia no meio do caminho e direcionar a carreira para os interesses conforme eles surgem ao longo do tempo.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com Lívia Felizardo, diretora de produtos do aplicativo de empregabilidade Vivae. Ela lembra das principais softskills que podem ajudar alguém no mercado de trabalho, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial. Conheça algumas delas e saiba quais cursos podem ajudar a desenvolvê-las!

+ Procure essas e outras graduações na nossa Busca de Cursos!

Continua após a publicidade

Comunicação assertiva

Saber se comunicar bem e de forma precisa não é uma habilidade apenas de chefes: é essencial para o sucesso de qualquer pessoa e em qualquer cargo, não importa a área de atuação. Seja como enfermeiro em um hospital ou como professor em uma sala de aula, você vai se deparar com interações, atividades e apresentações que exigem uma comunicação não-agressiva e propositiva.

Algumas graduações, como Relações Públicas, aplicam conceitos da comunicação em ambientes empresariais, ampliando o repertório de gestão e negócios. Mas cursos livres de oratória ou os de menor duração, como o tecnólogo em empreendedorismo, também podem contribuir para quem quer aprender a se comunicar melhor.

+ 5 carreiras para quem gosta de falar em público

Gestão e liderança

Assim como a comunicação, a habilidade de gestão é importante para todos os cargos e atividades. Lívia lembra que saber gerir a si mesmo é importante até mesmo em pequenas tarefas cotidianas, já que envolve organização e um senso apurado para saber quais demandas priorizar. Além disso, uma pessoa com habilidade de gestão também costuma ter um pensamento crítico e outras habilidades úteis para a tomada de decisões.

Graduações como administração e empreendedorismo costumam contemplar noções de gestão e formar bons líderes, já que fornecem uma visão ampla dos ambientes de trabalho e apresentam ferramentas úteis.

Continua após a publicidade

Criatividade

Não é à toa que as organizações, independentemente da área, buscam cada vez mais incentivar a criatividade: um relatório produzido pela consultoria McKinsey mostrou que empresas consideradas mais criativas têm um rendimento até 67% maior quando comparadas às demais. Por isso, a criatividade foi listada pelo Fórum Econômico como uma das habilidades que estão e devem permanecer em alta.

Os que desejam desenvolvê-la podem buscar graduações como Publicidade e Propaganda ou Marketing. Na grade destes cursos aparecem disciplinas como design e criação, promoção de vendas e até negociação.

Alfabetização digital

A digitalização já é uma realidade no mercado de trabalho, mas as empresas ainda têm dificuldade para encontrar funcionários aptos a lidar com a tecnologia. Por isso, aqueles que conseguem entender quais ferramentas digitais podem ser aplicadas em determinado trabalho para solucionar problemas e aperfeiçoar os processos saem em vantagem no mercado, não importa a área.

Apesar de tecnologia já ser parte do cotidiano, não faltam opções de cursos que aprofundam os conhecimentos nesta área. A graduação em Sistemas para Internet é um exemplo: nela, o estudante aprenderá a desenvolver e gerir plataformas, sites e aplicativos. Outra opção é o curso de Ciências da Computação, que ensina programação e, em algumas faculdades, traz noções até mesmo de empreendedorismo.

Compartilhe essa matéria via:

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Cursos úteis para quem ainda não sabe com o que quer trabalhar
Mundo do Trabalho
Cursos úteis para quem ainda não sabe com o que quer trabalhar
Profissionais criativos e que dominam a tecnologia, por exemplo, são requisitados em muitas áreas. Saiba que cursos fazer para desenvolver essas habilidades

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês