logo-ge

Dá para ir para a área de pesquisa fazendo Medicina?

Orientador profissional esclarece

Quando decidi prestar vestibular para Medicina, fiz isso porque, além de ter afinidade com a carreira, procurava uma área em que houvesse campo para pesquisa. Fiz a escolha certa? Quais especializações do curso de Medicina oferecem mais oportunidades de pesquisa científica?
Enviado por Silvio Romero

Toda formação superior permite o desenvolvimento de pesquisa científica. A formação do pesquisador em qualquer área ocorre principalmente por meio dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), promovidos pelas universidades.

Institutos públicos e privados também desenvolvem pesquisas em áreas específicas e muito variadas, como meio ambiente, assuntos bélicos, geografia humana, história do Brasil, controle de zoonoses, etc. O ingresso nos institutos públicos ocorre por meio de concurso e em geral exigem formação pós-graduada ou esta é um diferencial em termos de pontuação para aprovação.

– Saiba tudo sobre o curso de Medicina na Guia de Profissões do GE

A Medicina também permite o desenvolvimento de pesquisas. Há diversos institutos espalhados pelo país que buscam novos conhecimentos em áreas como medicina tropical (em que o país é líder mundial), biotecnologia, células-tronco, oncologia, saúde da mulher, doenças infecciosas, saúde publica, etc.

Não se preocupe agora em escolher já com a escolha da área de pesquisa em Medicina com a qual deseja se envolver. Isso poderá e deverá ser feito ao longo de todo o processo de graduação, inclusive por meio de envolvimento de pesquisas de iniciação científica, bem como pelas linhas de pesquisa desenvolvidas pela universidade em que estará estudando. Uma rápida busca na internet pode lhe dar uma ilustração de tais linhas de pesquisa nas diferentes universidades do país. Concentre-se em se preparar para o concorridíssimo vestibular.

Leia mais:
– Medicina é mesmo a minha opção?
– Será que faço Medicina ou Biomedicina?
– Descubra como é o dia a dia de um médico