logo-ge

Devo correr atrás do sonho de cursar Medicina Veterinária, mesmo não sendo boa em Exatas?

Orientador profissional esclarece

Tenho dificuldade em Exatas, porém, eu me esforço para ser uma boa aluna e tirar boas notas. Estou finalizando o 3º ano nesse semestre. Farei faculdade particular devido a minha pouca base de estudos, porém, mesmo assim, estou fazendo cursinho pré-vestibular e curso de inglês. Interesso-me por três cursos – Direito, Medicina Veterinária e Cinema. Eu tinha praticamente me decidido por Medicina Veterinária, mas, conversando com o coordenador do curso em uma faculdade da minha cidade, me assustei realmente com as matérias que irei ver no decorrer do curso – Física, Química e Matemática. Tenho deficiência total nessas matérias, pois não tive tempo de ver Química e Física no Ensino Fundamental. O que devo fazer?
Enviado por Vaninha

Inicialmente é importante que você aprofunde a reflexão sobre os motivos que a atraem para a formação em Medicina Veterinária. Muitas pessoas optam por este curso motivados principalmente pelo contato que tiveram ou tem com animais de estimação e como o ideal de trabalhar em petshops; no entanto a formação se dirige para um campo mais amplo.

– Saiba mais sobre a carreira de Medicina Veterinária

O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias. Pode se ocupar de animais de variados portes, incluindo-se o tratamento de gado, de equinos ou de outros ainda maiores, como quando contratados por jardins zoológicos.

Outras funções importantes são o controle de alimentos de origem animal (atuando na vigilância sanitária), a produção de rações, a pesquisa de medicamentos e vacinas para animais.

Para ter domínio sobre tais áreas o graduando deve estudar conhecimentos ligados à bioquímica dos processos que geram a manutenção e a reprodução da vida. Química, portanto, é uma conhecimento importante para o curso. Considere que sua dificuldade nesta área pode ser superada com envolvimento maior nos estudos, tanto pré-vestibulares como durante a graduação.

No entanto, parece que parte da informação que você obteve anteriormente é equivocada. Pesquise a grade curricular do curso (acesse esse link  da Universidade de São Paulo, como exemplo), e verifique que a informação quanto a conteúdos ligados a física e matemática quase não fazem parte da formação.

Leia mais:
– Será que Medicina Veterinária é o curso certo para você?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?
– Os 11 melhores cursos de Medicina Veterinária do Brasil