Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Devo cursar Direito mesmo com o mercado saturado de profissionais dessa área?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 21 out 2013, 17h41

Estou em dúvida sobre cursar Direito. Todos me dizem que já existem muitos advogados no mercado de trabalho, mas eu me identifiquei com o curso. O que devo fazer?Enviado por Antonio Alzamende

O curso de ciências jurídicas (Direito) é um dos que mais formam profissionais no Brasil, ao lado de administração. Há, no entanto, um forte limitador de atuação na área que é o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja aprovação é condição para o exercício da advocacia. Mesmo assim, há mais de 700.00 profissionais habilitados atualmente no Brasil. Um fator positivo é a amplitude de áreas de exercício do direito (consumidor, propriedade intelectual, cível, criminal, tributário, e várias outras).

– Conheça o curso de Direito e as possibilidades de trabalho no mercado de trabalho

Também o fato do advogado poder trabalhar como profissional liberal (“vendendo” seus serviços diretamente a seus clientes) pode permitir maior flexibilidade quanto a conquista de um lugar no mercado. Outra possibilidade é o ingresso na carreira jurídica por meio de concurso (promotoria, defensoria pública, ministério público, magistratura, delegado da polícia federal, delegado da polícia civil). Neste caso, a competitividade pode ser superada pelo acúmulo de conhecimentos conquistado pela dedicação intensa aos estudos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Nas duas últimas décadas houve um grande aumento de cursos na área de Ciências Jurídicas (ou Direito). Porém tanto a avaliação dos órgãos federais (MEC e INEP) como da Ordem dos Advogados do Brasil indicam que boa parte dos cursos não garantem uma formação de qualidade.

Como indicador, observe que em média 20% a 30% (dependendo da região do país) dos candidatos ao exame da Ordem dos Advogados (necessário para o exercício da advocacia) são aprovados anualmente. Mas há faculdades que chegam a índices acima de 90% de aprovação. Esta diferença indica que a qualidade do curso de graduação é um fator de sucesso no exame da Ordem, que tem como primeiro objetivo justamente garantir que os profissionais tenham as competências necessárias para a boa prestação de serviços. No entanto há quem questione este exame, uma vez que para o exercício profissional da grande maioria das profissões universitárias basta que a pessoa apresente o diploma que atesta o término do curso e aprovação nas disciplinas exigidas.

Leia mais:
– Quero fazer Direito, mas não quero ser advogada. E agora?
– Os 26 melhores cursos de Direito do Brasil
– Teste: Direito é mesmo o que eu quero?

Publicidade
Devo cursar Direito mesmo com o mercado saturado de profissionais dessa área?
Mundo do Trabalho
Devo cursar Direito mesmo com o mercado saturado de profissionais dessa área?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.