logo-ge

Devo cursar Economia ou Relações Internacionais?

Orientador profissional esclarece

Estou em dúvida entre cursar Economia e RI. Tenho muito interesse por política, globalização e pela própria economia. O que me atrai nesse curso é a maior carga de matemática – gosto tanto das exatas como das humanas – além de um aprofundamento maior do conteúdo do curso, a economia em si. Porém, a rotina me parece mais “fixa”, enquanto procuro por algo mais dinâmico. Já em RI, sou apaixonada pela parte de conhecer outras culturas, línguas e viajar. Além de estudar tanto economia quanto política (o direito me interessa menos). Mas tenho medo do caráter generalista do curso prejudicar o aprofundamento em todas as áreas necessárias. Ademais , sou um pouco tímida, e tenho receito que isso atrapalhe as atividades de um internacionalista. Qual a melhor escolha?
Enviado por Ana Lima

Seus apontamentos sobre as diferenças entre as duas profissões são pertinentes. Caberia alguns comentários, como, por exemplo, a ideia de que o internacionalista quase sempre viaja bastante, o que não corresponde à maioria dos casos. Também em relação a Relações Internacionais, seu principal nicho profissional nas empresas privadas é no setor comercial; a possibilidade de exploração de sua formação política ocorre mais no caso de inserção em organizações internacionais como as ligadas a ONU ou ONG’s de atuação planetária.

– Conheça o curso de Ciências Econômicas

Diante da relativa clareza que você apresenta, a questão parece estar em que identidade você deseja “apostar”, que riscos considera poder e querer correr. Saiba que a dificuldade que você apresenta é comum a quem escolhe, pois ao escolher uma opção os atributos positivos ligados à outra parecem perdidos para sempre. Portanto, avalie que projeto de vida você quer construir e escolha seu rumo com coragem e olhar aberto para os desafios que se apresentarão seja qual for sua escolha.

Leia mais:
– Economia é a carreira certa para você?
– Teste: Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Relações Internacionais é o curso que eu quero?