Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Devo escolher a faculdade pelo curso ou pela instituição?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 23 ago 2011, 13h14

Quero fazer bacharelado em Biologia em uma boa faculdade, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entretanto, esse curso é muito concorrido e temo não passar no vestibular. Por isso, pensei em fazer uma graduação mais fácil, como Química. Acho que é muito importante fazer graduação em uma faculdade que tenha uma boa reputação, sei que o nome da instituição importa bastante na hora de uma colocação no mercado de trabalho. Minha dúvida é se esse raciocínio está certo. Gostaria muito de conseguir fazer Biologia, mas será que tem algum problema optar por outro curso mais fácil, desde que seja em uma boa universidade? O que devo fazer?
Enviado por Caroline Amaral Machado

Fazer um curso que não o desejado apenas porque a disputa de vaga é menor no vestibular não é uma boa opção. Há grande possibilidade de você se frustrar, não se envolver com sua formação e querer parar o curso no meio.

Seu interesse parece claro por Ciências Biológicas. Organize-se para obter sucesso no ingresso em boas universidades: avalie recursos financeiros para a realização de um cursinho, disponibilize tempo para os estudos, identifique áreas de conhecimento em que você deve investir mais e realize o primeiro passo de seu percurso profissional.

Além disso, você está equivocada quanto à concorrência no vestibular entre as carreiras na UFMG que você citou. Como você pode verificar no site da UFMG, Ciências Biológicas teve uma relação de 2,28 candidatos por vaga em 2011, uma das mais baixas da universidade, enquanto em Química a relação foi de 5,04 candidato/vaga.

Continua após a publicidade
Publicidade