logo-ge

Devo escolher uma universidade com base na reputação da instituição ou do curso individualmente?

Orientador profissional esclarece

Olá. Estou em ano de vestibular e Enem. Procuro sempre saber se é possível ter uma boa formação do curso que pretendo seguir em qualquer universidade que for aceita. Mas estou em dúvida em relação a que critério devo usar para avaliar minha escolha. Devo dar preferência a uma universidade em que o curso seja melhor ou a uma universidade que tenha melhor reputação no mundo acadêmico?
Enviado por Leiziane Monteiro Ferreira

Há vários fatores que determinam a qualidade da formação acadêmica, como empenho e dedicação ao curso, engajamento em atividades de iniciação cientifica e monitoria durante a graduação, constituição de turma de alunos com boa base e motivação para a carreira, realização de bons estágios.

O reconhecimento social e mesmo avaliações formais realizadas por órgãos públicos (principalmente o INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação dos cursos de graduação e das universidades) também são bons indicadores das possibilidades de excelência na formação. Essas indicadores devem ser vistos com relatividade, no entanto.

As avaliações oficiais são compostas por diversos itens como infraestrutura (laboratórios, condições das salas de aula, etc), projeto pedagógico (em que cabem ressalvas quanto concepções teóricas que prevalecem nos projetos e nas comissões de avaliação), titulação de professores (número absoluto de mestres e doutores, sem que haja verificação mais concreta da qualidade como docente em sala de aula). Também o “reconhecimento social” pode se pautar apenas em impressões compartilhadas, sem maiores aprofundamentos.

Se as diferenças não são claras e evidentes, amplas (ou seja, se as diferenças não são muito grandes), considere dedicar mais tempo para a realização de sua escolha. Converse com alunos das duas universidades, visite os campi, converse com profissionais formados em ambas para obter mais informações realizar uma escolha mais embasada.

Leia mais:
 – Como escolher em que faculdade estudar?
– Como escolher onde estudar – resolvendo dilemas