Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Devo estudar mais para passar numa faculdade pública ou entrar agora em uma particular?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 11 nov 2013, 14h08

Eu tenho 16 anos e já conclui o Ensino Médio. Estou em dúvida, pois meu pai fala que eu tenho que me preparar para uma universidade pública, mas a minha mãe fala que eu não tenho que perder tempo e devo entrar numa universidade particular direto. Sinto-me confuso e não sei o que fazer. Eu pretendo fazer minha carreira na área da saúde, mas ainda não sei qual e provavelmente eu teria que trabalhar para pagar o curso, ou seja, trabalhar e estudar. Será que dá certo?
Enviado por Deyahir

O primeiro passo é conversar com seus pais em conjunto se possível para que todos os argumentos possam ser considerados. O fato de você ter apenas 16 anos indicaria que seria possível esperar um pouco mais para o ingresso em uma universidade pública. Tais universidades, em geral, oferecem cursos de mais qualidade, além de não implicarem em mensalidades durante os anos de formação. Você deve saber que a concorrência no processo seletivo é sempre muito maior nas faculdades públicas independente do curso.

Quanto à escolha do curso na área da saúde, siga as indicações de outras respostas desta seção do site. Considere apenas que se a escolha for por medicina, o empenho no preparo para o vestibular deve ser intensificado, pois esta é a carreira mais disputada no Brasil; além disso, o curso ocorre em período integral, o que praticamente inviabiliza a possibilidade trabalhar durante a graduação. A alternativa é buscar bolsas de iniciação científica ou monitoria durante a graduação.

Leia mais:
– Como escolher onde estudar – resolvendo dilemas
– Dá para passar em Medicina em uma boa universidade estudando em escola pública?
– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?

Continua após a publicidade
Publicidade