Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Devo fazer Cinema ou Psicologia? Não sei que carreira seguir!

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 29 jul 2013, 18h19

Desde que entrei no Ensino Médio estou em dúvida entre Cinema ou Psicologia. Amo escrever, criar histórias e estar por trás dos processos de criação dos personagens. Porém, todos os meus amigos ficam impressionados com meu raciocínio quando avalio as pessoas. Sou bastante observador e sempre quis trabalhar ajudando pessoas, tanto que, se eu escolhesse Psicologia, gostaria de me especializar em traumas, que me interessam muito. O que fazer então? Moro em Belém e o curso de Psicologia na federal daqui é ótimo, mas o curso de Cinema foi inaugurado a pouco tempo, não tendo o renome de outras faculdades brasileiras como a UnB. Estou muito em dúvida. Me ajudem.
Enviado por Matheus Silva

Durante a vida desenvolvemos vários interesses e “paixões”; afinal estamos sempre em transformação, nos construindo e renovando. Nem sempre conseguimos sintetizar nossos diversos interesses no campo profissional, o que não significa que devemos deixá-las de lado. Além do exercício profissional, há diferentes formas de contemplá-los, como estudos livres ou atividades de lazer por exemplo.

– Saiba mais sobre a carreira de Cinema e Audiovisual

– Confira como é o dia a dia de um profissional formado em Psicologia

 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Por outro lado, como forma de extensão ou especialização dos estudos, é possível por vezes estabelecer relações entre alguns interesses. Por exemplo, há cineastas que se nutrem e ao mesmo tempo direcionam suas obras para a reflexão dos determinantes mais profundos do comportamento humano; ou ainda, é possível estudar a relevância e o impacto da expressão artística cinematográfica desde o campo de análise da psicologia ou da psicanálise.

Como seus interesses pelas duas carreiras parecem competir em iguais condições de força, é importante que você reflita sobre a condição do processo de escolha. A verdadeira escolha envolve conflito entre opções que nos encantam com a mesma força. Para superá-lo é necessário uma profunda reflexão sobre a origem dos interesses, a análise de valores pessoais que queremos realizar na vida profissional, a exploração das atividades que você realizará cotidianamente, a constituição do curso de graduação, entre outros elementos.

Considere que em algum momento haverá alguma “perda”, pelo menos parcial, quanto aos ideais associados a uma das carreiras. Portanto, além de ponderar pró e contras quanto a cada opção, tenha consciência que você deverá realizar um “ato de coragem”, investindo energia na formação escolhida.

Leia mais:
– Será que Cinema é o curso ideal para você?
– Psicologia é a carreira certa para você?
– Psicologia ou Psiquiatria?

Publicidade
Devo fazer Cinema ou Psicologia? Não sei que carreira seguir!
Mundo do Trabalho
Devo fazer Cinema ou Psicologia? Não sei que carreira seguir!
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.