logo-ge

Devo fazer Direito ou Ciências Sociais?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando o primeiro ano de Direito e tenho entrado em dúvida se é mesmo este o curso em que quero me graduar. Gosto muito da área de Humanas, mas entro em colapso quando vejo um professor entrando de terno na sala de aula. Tenho facilidade em aprender o conteúdo, gosto muito de ler, mas tenho medo de quando for entrar no mercado de trabalho não conseguir me adequar. Gostaria de fazer algo na áreas de Humanas que fosse mais despojado, livre de tanta formalidade. Desejo muito ser professor e penso que talvez fosse melhor migrar para Ciências Sociais. O que acham?
Enviado por Marcos Bernardes

O rigor na linguagem e o formalismo da vestimenta no exercício do Direito se devem à imagem de seriedade e ao ambiente de trabalho no qual o advogado atua. A eventual mudança de carreira deve contemplar reflexões que incluam outras variáveis, como remuneração, tipo de vínculo de trabalho possível, valores pessoais que você deseja realizar profissionalmente. Comece refletindo que motivos o levaram à escolha das Ciências Jurídicas.

– Saiba mais sobre a carreira de Direito

– Confira informações sobre o curso de Ciências Sociais

 

Sua intenção de se tornar professor pode ser contemplada pelo curso atual. Terminada a graduação, você pode ingressar em um mestrado stricto senso e começar carreira acadêmica, ou seja, tornar-se professor e pesquisador universitário.

Uma eventual nova escolha merecerá muita pesquisa de sua parte. Investigue a estrutura curricular dos cursos, campo e mercado de trabalho, ambientes de trabalho, formas de relacionamento com outras pessoas. Dentro do perfil apontado por você há opções como Geografia, Letras e História além de Ciências Sociais.

Leia mais:
– Direito é mesmo o que eu quero?
– Ciências Sociais é para mim?


– Devo fazer uma segunda faculdade?