logo-ge

Devo fazer Direito ou Educação Física?

Orientador profissional esclarece

Olá! Sempre almejei cursar Direito e trabalhar na área policial, como delegado. É uma coisa que eu gosto, combina comigo. Porém, a Educação Física é algo que tá dentro de mim, como se fosse algo natural, minha vocação. Estou na dúvida entre Direito (delegado) e Educação Física (Personal Trainer), se opto por algo que é minha paixão ou por algo que é meu estilo de vida. Por favor, me ajudem nessa rs. Desde já agradeço!
Enviado por Welisson Ribeiro

Diante de formações tão diferentes quanto ao conteúdo dos estudos, ambientes de trabalho objetivos, tipos de vinculação ao trabalho, é fundamental que você avalie os valores pessoais envolvidos em sua escolha.

– Saiba mais sobre Educação Física

– Conheça o curso de Direito

O profissional de Educação Física, em especial o personal trainer, trabalha em academias ou ao ar livre e é empregado da academia ou atua como autônomo, acertando contratos diretamente com aqueles a quem acompanha. Isto indica certa condição de vínculo de trabalho bem diferente à do delegado.

Este outro profissional, bacharel em Direito (não é necessário o registro na OAB), ingressa nos quadros da polícia civil por meio de concurso público. Isto implica em condições como a necessidades de preparação para a realização daprova de ingresso, grande concorrência, bem como estabilidade de emprego (ofuncionário público concursado só pode ser demitido se ficar claramente apurado que ele tenha cometido uma falta gravíssima no exercício de suas funções).

Posicione-se quanto a forma com que pretende se relacionar com as pessoas. O personal trainer opera elementos como motivação emocional e orientação educacional. O delegado é representante da lei; nesse sentido sua relação com as outras pessoas é mais formal, objetiva e por vezes repressiva dada a natureza de suas funções.

A decisão, em última instância, isto é, depois de ter adquirido informações sobre as profissões de interesse, desenvolvido o autoconhecimento – refletir sobre sua história pessoal (habilidades desenvolvidas, interesses e características pessoais) para projetar futuro, e de analisar o entorno – situação econômica, social e política do pais, condições pessoais que envolvem a escolha- é um importante e compromissado Ato de Coragem.

Leia mais:
– Educação Física é o melhor curso para você?
– Direito é mesmo o que eu quero?
– Dez fatos sobre o curso e a carreira de Direito