logo-ge

Devo fazer Engenharia Civil ou Engenharia de Energias e Meio Ambiente?

Orientador profissional esclarece

Moro no Ceará e passei para a Universidade Federal do Ceará. Com o Sisu pude optar por dois cursos: Engenharia Civil e Engenharia de Energias e Meio Ambiente. No entanto, não consigo me decidir sobre qual dos cursos devo optar. Quais são as perspectivas de ambos no mercado de trabalho?

As duas áreas têm boas perspectivas. O Brasil encontra-se em crescimento econômico, o que indica fortalecimento da construção civil e, logo, necessidade de profissionais de Engenharia Civil. Por outro lado, a busca de novas fontes renováveis de energia, a exploração das atuais e o cuidado que isso se faça de forma sustentável, com o resguardo do meio ambiente, recebe a mesma atenção social, necessitando de profissionais de Engenharia de Energias e Meio Ambiente.

Esta é verdadeira questão da escolha profissional: colocamos as opções numa balança, adicionamos prós e contras nos dois lados, e parece que não há lado que baixe mais que outro, A escolha envolve conflito; ao mesmo tempo, perda da opção que deixamos de lado.

Comece por aí: avalie qual perda lhe será menos penosa. Para isso, resgate sua história pessoal e familiar, avalie seus valores pessoais, investigue um pouco mais os dois cursos e as duas carreiras. Não há resposta pronta ou "certa". Você pode escolher um dos caminhos enquanto outra pessoa escolheria outra. O fundamental é que você, feita a escolha de forma consciente e não no "par ou ímpar", assuma-a com coragem, com determinação de quem vai de fato construir seu caminho.

Leia mais:
Faça o teste e veja se Engenharia Civil tem a ver com você!
Faço Engenharia de Energia ou Ambiental?