logo-ge

Devo fazer Engenharia Química ou apenas Química?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de fazer Engenharia Química, mas o problema é a matemática. Sempre tive dificuldade nessa matéria, porém gosto de química e gostaria de seguir profissão. Pensei em desistir da Engenharia e fazer apenas Química, mas muitas pessoas me falaram que, além de ser uma profissão que é mais focada e não tem tanta “mobilidade” quanto a Engenharia, ela também não tem muito mercado. Penso em desistir das duas. Estou certa pensando nisso? Gosto também de Ciências Naturais e inglês.
Enviado por Fernanda Albuquerque

A formação em engenharia sustenta-se nos conhecimentos ligados à matemática e a cálculo. A construção de modelos matemáticos explicativos e de previsão é uma das atividades fundamentais que um engenheiro desenvolve. Se uma pessoa tem maiores dificuldades nessa área do conhecimento encontrará obstáculos durante o curso. Considere, no entanto que na maioria dos cursos os alunos encontram alguns obstáculos, alguns conteúdos com os quais tem mais dificuldades.

– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química

– Veja como é a carreira e o curso de Química

Por outro lado, tais conteúdos são desenvolvidos durante o curso; portanto, com maior esforço, é possível transpor tais obstáculos. Nesse sentido, isto não impede totalmente sua escolha por engenharia.

Procure conhecer melhor o curso de engenharia química e de química. Pesquise as disciplinas que compõem as grades curriculares dos cursos na internet; algumas universidades disponibilizam inclusive os conteúdos abordados em cada disciplina (como você pode observar nos links do curso de Engenharia da Escola Politécnicada e do Instituto de Química, ambos da Universidade de São Paulo).

Avalie também em que outros parâmetros você está sustentando sua escolha como expectativas de remuneração, objetivo quanto a sua intervenção profissional na sociedade, ambiente de trabalho. Consulte as centenas de respostas apresentadas nesta seção do site.

Leia mais:
– Engenharia Química é a melhor escolha?
– Será que Química é a carreira certa para mim?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?