logo-ge

Sou formada em Gestão de RH e quero me atualizar. Devo fazer MBA?

Orientador profissional esclarece

Sou Amanda, tenho 28 anos e sou formada desde 2010 em Gestão de Recursos Humanos. Atuo na área há 5 anos e hoje trabalho no RH de uma pequena empresa em SP. Como minha formação está defasada, estou na dúvida entre um MBA em Gestão de Pessoas ou o investimento em um segundo idioma. Gostaria de uma orientação sobre o mais indicado e quais cursos de MBA generalistas são mais indicados conforme o curso em que me formei.
Enviado por Amanda

A formação tecnológica cursada parece ter garantido a você sua permanência no mercado de trabalho. Sua questão parece ir além de que curso buscar: ela indica certo desconforto quanto à remuneração e com o grau de responsabilidade e autonomia profissional atual, inclusive por indicar o porte da empresa em que trabalha.

Diante dessa situação, é comum que diversas opções se apresentem como soluções imediatas, confundindo-se mesmo por vezes. Por exemplo: você fala sobre segunda graduação (mas não indica nenhuma opção) ao mesmo tempo em que considera opções muito diferentes como MBA e um curso de línguas (inglês).

Tente organizar melhor seu atual contexto para identificar a construção de sua carreira. Você se sente confortável, gosta das atividades que realiza? Tem outras metas, outros temas, outras profissões pelos quais valeria alterar o rumo de sua carreira? Que recursos (pessoais, tempo, financeiros) seriam necessários para tal? Quais MBAs atenderiam às demandas atuais de seu trabalho, quais poderiam lhe preparar para novos desafios? Tem clareza quanto à natureza da pós-graduação e MBA? Sabe avaliar a qualidade dos cursos ofertados nessa modalidade? De que forma um curso de inglês poderia contribuir para o alcance de novas metas em sua carreira?

Nem sempre o acúmulo de cursos e certificações redunda em crescimento pessoal e profissional. Se eles não forem bem planejados e função de objetivos maiores, acabam muitas vezes significando mais custos do que retorno satisfatórios tanto profissional quanto pessoalmente. Procure refletir sobre as questões lançadas acima. Considere a possibilidade de buscar orientação específica com especialistas que lidam com o desenvolvimento de carreiras.

Leia mais:
– Mestrado, doutorado, especialização ou MBA? Saiba o que é cada curso
– Quais as vantagens de uma pós-graduação?