logo-ge

Devo fazer uma segunda graduação ou uma pós?

Orientador profissional esclarece

Fiz um curso tecnólogo em Gestão em Recursos Humanos e trabalho na área de Recrutamento e Seleção há 1 ano. Mas ainda estou em dúvida se faço uma graduação em Psicologia ou uma pós em Gestão de Pessoas. O que você me indica?
Enviado por Bruna Braga

Como você deve saber, a área de recursos humanos é a responsável pela administração e o desenvolvimento dos empregados de uma empresa. Ela determina atividades como seleção de novos funcionários para vagas em aberto e acompanhamento funcional (promovendo avaliações de desempenho, indicando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados).

Organiza também ações educacionais corporativas para a melhoria da força de trabalho e apoia os funcionários em eventuais dificuldades em sua vida extra-organizacional. A área também é responsável pela construção e administração do plano de cargos e salários, bem como se ocupa do controle da folha de pagamento, entre outras atividades.

Cada empresa organiza o setor de recursos humanos de forma a atender suas necessidades. Profissionais como administradores, psicólogos, assistentes sociais, de relações públicas e pedagogos, tecnólogos em gestão de recursos humanos são os mais frequentemente encontrados conduzindo as ações deste setor. Outros profissionais também podem ocupar funções nesta área como engenheiros e advogados.

A graduação em psicologia permite a utilização de testes psicológicos (de uso exclusivo do psicólogo) no processo de seleção. Pode também ampliar a compreensão da qualidade das relações humanas no trabalho, na administração de conflitos, no mapeamento de potencial dos colaboradores.

Essa formação também apresenta extenso conteúdo de formação humanística e variado repertório de procedimentos e ferramentas que possibilitam inserções profissionais em outras áreas externas às relações nas organizações do trabalho, como a clínica, educacional, do esporte, hospitalar, jurídica, neuropsicologia, social. A graduação tem duração de cinco anos e exige a realização de estágios obrigatórios em algumas das áreas citadas.

A duração da pós graduação em gestão de pessoas varia entre um e dois anos de acordo com a estrutura proposta pelas universidades e aborda questões específicas da dinâmica das relações humanas nas organizações, tais como análise de contextos, culturas e comportamentos organizacionais, identificação de lideranças, habilidades administrativas e comunicativas nas organizações.

As duas opções são possíveis. Pesquise as grades curriculares dos cursos e avalie seus interesses quanto a continuidade na área de recursos humanos e ao perfil das atividades com as quais melhor se relaciona.

Leia mais:

 – Devo fazer uma segunda faculdade?
– Administração, Recursos Humanos ou Gestão Ambiental?
– Recursos Humanos e Terapia Ocupacional combinam?
– Qual é a remuneração de um técnico em RH?