logo-ge

Devo investir na graduação dos meus sonhos ou em algo que tenha mais procura no mercado de trabalho?

Orientador profissional esclarece

Tenho certeza que eu amaria fazer Design Gráfico, gosto de desenhar e criar coisas, mas moro no Paraná, e todo lugar que pesquiso diz que o mercado de trabalho para essa área é em São Paulo e Rio de Janeiro. Pensei em fazer Engenharia Civil ou Arquitetura, mas exatas não é bem a minha praia. O que faço, invisto na graduação dos meus sonhos ou me arrisco em algo que há mais procura no mercado? É possível eu me dar bem no Paraná tendo graduação em design gráfico ou o mercado de trabalho é realmente muito escasso?
Enviado por Jéssica

Inicialmente vale indicar a possível necessidade de você pesquisar mais detalhadamente o campo do design. “Desenhar e criar coisas” é atribuição do designer (desenhista) de produto, não do gráfico. Há cursos de diferentes níveis também (livres, técnicos, superiores tecnológicos e bacharelados). Como as opções são variadas, diferentes caminhos podem ser traçados, assim como diferentes realidades regionais podem existir em função da região ter algum polo gráfico, industrial específico (indústria moveleira por exemplo), etc.

Há arquitetos que trabalham como designers. O curso tem volume menor de disciplinas ligadas a cálculo que o de engenharia. Pesquise a grade curricular deste curso.

De fato o mercado para desenhistas é maior em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. De maneira geral, o mercado oferece mais vagas na maioria das profissões nestes estados. Considere, no entanto que paralelamente há maior concentração de profissionais nestes estados. A relação profissionais / vagas pode ser mais favorável em algumas profissões em outras regiões.

Em números absolutos, segundo o site www.salariometro.sp.gov.br do governo de estado de São Paulo, dados oficiais federais informam que houve 1.607 contratações de desenhistas (diversos) em São Paulo nos últimos 6 meses com média salarial de R$ 2.074,00; no mesmo período, Paraná, houve 368 contratações com média de R$ 1.588,00.

Pesquise na internet as principais atividades econômicas de sua região e identifique a demanda por serviços dos profissionais elencados em sua pergunta.

Leia mais:
– Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design
– Saiba tudo sobre o curso de Design