logo-ge

É confiável fazer um curso que acabou de ser criado?

Orientador profissional esclarece

Pretendo cursar Jornalismo, me inscrevi em uma boa faculdade. Contudo, fiquei sabendo que a ESPM abriu um novo curso na área, que começa agora em 2011. Vale a pena fazer um curso que acabou de ser criado na instituição?
Enviado por Renata Simond

O reconhecimento da qualidade de um profissional provém de vários elementos, como a realização de bons estágios, o desempenho acadêmico durante a graduação, a realização de estudos complementares – como em línguas estrangeiras -, participação em congressos e cursos de extensão e especialização, além da tradição da faculdade em que estudou. Considere estas variáveis ao realizar sua escolha.

Boas universidades costumam manter a qualidade quando ofertam novos cursos. Pesquise a qualidade de outros cursos da universidade citada por você como um dos indicadores. Você pode fazer isso consultando a seção Onde Estudar do GUIA DO ESTUDANTE.

Pesquise também no site da universidade citada o projeto pedagógico do curso de Jornalismo comparando com outras que você considera já terem o reconhecimento do mercado, bem como a composição de seu corpo docente – titulação, experiência na área específica e com docente.

Observe que o curso de Jornalismo da ESPM está mais voltado para a atuação em empresas. Como a própria faculdade divulga: "Curso prepara o aluno para atuar na mídia, nas assessorias de imprensa e nas empresas utilizando as principais plataformas de comunicação".

Por fim, saiba que quando uma universidade abre um novo curso, passa por processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) denominado "autorização de funcionamento"; a partir daí, é acompanhado pelo MEC até a formatura da primeira turma, quando então é novamente avaliado e recebe ou não o reconhecimento oficial. Portanto, se há eventuais problemas durante esse processo, eles podem ser resolvidos.

Leia mais:
– Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Conheça o dia a dia de um jornalista
– Vida de estagiário: Jornalismo
– Posso cursar Jornalismo mesmo sendo tímida?