logo-ge

É fácil encontrar emprego com o curso de Odontologia?

Orientador profissional esclarece

Odontologia é um bom curso? É difícil arrumar emprego nessa área? Tenho muita dúvida sobre qual curso devo fazer No inicio eu pretendia fazer Pedagogia, mas depois meu pai me aconselhou a fazer Odontologia! Qual o melhor curso?
Enviado por Anna Morais

A carreira em Odontologia gozava de grande prestígio social até a algumas décadas, por ser da área da saúde e pelo profissional trabalhar essencialmente como autônomo, como profissional liberal. O custo do tratamento odontológico era muito elevado para os padrões de renda nacionais, o que fazia como que os profissionais atendessem as camadas mais privilegiadas da sociedade.

– Saiba tudo sobre a carreira de Odontologia na Guia de Profissões do GE

Nas décadas mais recentes houve a expansão de vagas nos cursos de graduação, com a consequente entrada maciça de profissionais no mercado, acirrando fortemente a concorrência e diminuindo as perspectivas de remuneração. O barateamento dos tratamentos trouxe o ganho à população em geral, que hoje tem maior acesso a tratamentos odontológicos, mas significou diminuição de remuneração para o profissional.

O que ocorre hoje é que existe ainda uma forte demanda por parte da população mais carente pelos serviços do dentista, o que só pode ocorrer com a implementação de serviços públicos. A rede pública é insuficiente e remunera mal o profissional, apesar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõe a criação de cargos no setor público com remuneração bastante adequada. Por outro lado, há um grande contigente de recém-formados que não encontram espaço para atuar.

Estas são indicações gerais, globais. Há realidades regionais muito particulares no Brasil que devem ser contempladas em sua reflexão.

Leia mais:
– Odontologia é a sua cara?
– Você sabe aproveitar os simulados para o vestibular?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?