logo-ge

É muito difícil ser Engenheira Civil?

Orientador profissional esclarece

Olá! Eu sempre quis ser engenheira mas, com o tempo eu fui descobrindo que não é tão fácil assim pelo fato que se usa muita matemática. Eu me considero uma pessoa boa em matemática, mas eu fico com medo de errar uma conta e estragar a obra toda.

Enviado por Keyla Caroline

Durante o curso o engenheiro civil aprende como garantir a confiabilidade de seus projetos. Além do óbvio e necessário domínio do conhecimento em cálculo matemático e de análise de estruturas baseadas na física, ele aprende a dimensionar seus projetos considerando certas margens de segurança. Por exemplo, para cada tipo de estrutura e situação, diversos fatores são considerados (incidência de ventos, tipo de solo, umidade média, variação climática no ano, proximidade de vias de muito movimento, etc) e uma margem de segurança (um cálculo que ultrapassa o apenas necessário) é adicionada para evitar riscos.

– Conheça a rotina de um Engenheiro Civil e saiba mais sobre a profissão

Todas as profissões exigem determinadas responsabilidades. Quem administra tais responsabilidades são os conselhos e ordens profissionais, que tem por função fiscalizar, normatizar e orientar o exercício profissional. Busque mais informações junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home) e da Associação Brasileira de Engenharia Civil (http://www.abenc.org.br/ ).

Leia mais:
– Teste: Você leva jeito para a Engenharia Civil?
– Teste: Engenharia é a melhor opção?
– Vídeo: Engenharia Civil, vida de estagiário