logo-ge

É normal que as matérias do começo da faculdade sejam chatas? Ou não gosto das aulas por que escolhi o curso errado?

Orientador profissional esclarece

Sou apaixonada pelo exercício da função do fisioterapeuta. Adoro a ideia de ajudar as pessoas a se reabilitarem e acho super interessante o modo como essa profissão ajuda as pessoas. No entanto, não tenho muita intimidade e, muitas vezes, interesse, pelo menos nas primeiras matérias que terei, pois acabei de passar na UnB pra esse curso. Já sei até a área que quero me especializar, mas estou achando as primeiras matérias muito chatas. Isso é normal? Como proceder?
Enviado por Kalanna Almeida

Raramente os primeiros anos de um curso de graduação são extremamente atrativos, pois apresentam conteúdos introdutórios, básicos, teóricos, distantes da prática. Junte-se a isso o fato dos conteúdos abordados serem geralmente mais complexos que os do Ensino Médio, bem como a maior distância entre o professor e os alunos, exigindo maior autonomia do aluno.

– Saiba mais sobre o curso e a carreira de Fisioterapia

É comum também que existam disciplinas não atraentes em praticamente todos os cursos, já que nem todos os temas ou áreas de uma profissão são tão atrativos quanto outros; este é um dos motivos que determina a busca de especializações diferentes por parte dos profissionais de uma mesma profissão.

Você demonstra identificação com a fisioterapia e tem dimensão de como é o exercício profissional. Considere que há barreiras a superar e identifique quais recursos você pode utilizar para vencê-las.

Esclarecimentos sobre o percurso geral a ser seguido podem colaborar. Procure assistir algumas aulas de anos mais adiantados, conversar com colegas "veteranos" e analise com calma a grade curricular de seu curso. Converse com professores, com profissionais atuantes e exponha suas dúvidas de forma a trocar experiências e identificar formas de superação da ansiedade que eventualmente também tiveram.

Não esqueça que o contato que você teve com o curso é mínimo e seria precipitado uma mudança baseada apenas na primeira impressão.

Leia mais:
– Teste: Fisioterapia é uma boa ideia?
– Fisioterapia é um curso que dá dinheiro?
– Devo escolher Fisioterapia ou Enfermagem?