logo-ge

É possível cursar uma faculdade tendo filhos e com pouco tempo livre?

Orientador profissional esclarece

Tenho 43 anos e gostaria de fazer um curso de curta duração, uma vez que tenho filhos e não disponho de muito tempo. O que devo fazer?
Enviado por Rose Saraiva

Os cursos universitários de menor duração são denominados de graduação tecnológica. Você recebe um diploma universitário tanto como um curso normal de graduação. Eles são dirigidos a formações mais rápidas e com menor conteúdo teórico, ou seja, voltam-se a preparar mais rapidamente um profissional para realizar atividades complexas, mas que exigem menor grau de domínio de determinada ciência.

Tais cursos surgiram principalmente ao longo da década de 90 do século passado em função da necessidade de empresas de suprirem cargos intermediários entre trabalhadores operacionais – que reproduzem rotinas e ordens determinadas – e aqueles que trabalhavam quase exclusivamente com o planejamento das ações. Você não citou nenhuma área de interesse (saúde, administração, tecnologia, relacionamento público, educação).

Comece por aí: com o que deseja trabalhar? Ajudar outras pessoas a conquistarem seus objetivos? Aprimorar o funcionamento das empresas? Cuidar para que os outros estejam em melhores condições de saúde ou de conquistarem seus objetivos? Desenvolver mecanismos ou produtos mais aperfeiçoados? Encontre, como primeiro passo, seu objetivo profissional.

– Faça o teste e descubra a carreira que mais tem a ver com você

Em seguida, pesquise no site do GUIA DO ESTUDANTE as inúmeras carreiras que podem contemplar seus interesses. Considere que suas chances profissionais serão muito maiores se você se dedicar àquilo que realmente lhe interessa, pois você terá maior energia para superar barreiras que necessariamente terão que ser enfrentadas, como a questão da idade. Indicamos que você pense em seus interesses, ou seja, com o que você deseja trabalhar, o que você deseja realizar profissionalmente e daquilo que poderá se orgulhar quando encontrar com amigos e familiares e falar o que faz.

Leia mais:
– Idade importa? Quero Arquitetura e Urbanismo, existe algum problema?
– Tem limite de idade para iniciar a carreira?
– Qual a idade ideal para definir a profissão?
– Fator experiência e maturidade é levado em conta?