logo-ge

É possível fazer pós-graduação em Medicina sendo formado em Enfermagem?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber quais as possíveis pós-graduações na área de Medicina para um formado em Enfermagem.
Enviado por Edmilson Vale

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso saber o seu foco: pretende fazer uma pós-graduação stricto sensu ou lato sensu?

A pós-graduação stricto sensu se destina à formação acadêmica de um pesquisador ou professor universitário. Caso seja isto que esteja pensando, é necessário que se defina um tema para depois procurar a universidade que pode atender a seu interesse. Isto pode ser percebido pelas linhas de pesquisa de cada instituição.

Uma “pós na área de Medicina” seria uma pós lato sensu na área da saúde e há uma quantidade grande de opções, por exemplo: Gerenciamento em Enfermagem; Gestão de Planos de Saúde; Gestão de Saúde; Hemoterapia; Imunohematologia Laboratorial; Acupuntura; Administração Hospitalar; Anatomia Macroscópica e por Imagens; Auditoria em Enfermagem; Bioética e Pastoral da Saúde; Enfermagem do Trabalho; Enfermagem em Cardiologia; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Enfermagem em Emergência; Enfermagem em Neonatologia; Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto; Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Enfermagem Obstétrica.

Certamente existem outras especializações. Fica mais fácil escolher uma (caso a pessoa não tenha definido ainda no que pretende se aprofundar) depois de adquirir experiência no mercado por meio de um emprego ou trabalho autônomo na área. Com isso você vai perceber o que gosta mais e como um curso deste tipo pode qualificá-lo para exercer de forma competente o seu trabalho.