logo-ge

É possível ter sucesso em Economia fora das grandes cidades?

Orientador profissional esclarece

Olá, moro no interior de Minas Gerais e estou muito interessada em cursar Ciências Econômicas, mas acredito que por aqui eu não arrume emprego… Essa é umas das questões que me deixam em dúvida se é realmente isso que quero! Me dou bem com exatas, e, entre minhas opções, consta também Engenharia Química! O que devo levar em conta na hora de decidir meu futuro?
Enviado por Nathália Isidoro

Como vai o agronegócio em sua região? O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo, com uma produção tão diversificada como também são os climas, as vegetações e os solos regionais. Há atividades produtivas predominantes diferentes em função da região, como o manejo de gado de corte, a produção de hortaliças, frutas, cereais, o beneficiamento industrial de produtos de origem vegetal e animal. Adicione-se a isso o grande desenvolvimento recente quanto a técnicas de manejo da produção e de planejamento econômico neste campo.

Isto exigiu e exige cada vez maior profissionalização de todos os elos da produção, inclusive na análise de determinantes econômicos e na administração dos recursos financeiros (aplicações, empenho de verba, movimentações financeiras etc.). Aqui o economista encontra ampla possibilidade de atuação. Pesquise esta atividade em sua região (você pode consultar órgãos públicos como órgãos consultivos federais ou secretarias municipais ligadas a planejamento, finanças, agricultura, desenvolvimento).

Se a permanência em sua região é um valor importante para você, o mesmo tipo de análise deve feito quanto a engenharia química. Esta engenharia precisa de um parque industrial instalado, em que estejam presentes indústrias como têxtil, petroquímicas, de materiais sintéticos. Há este parque em sua região?

Você já pesquisou sobre engenharia ambiental? Próxima à engenharia química (ela foi criada como uma especialização desta) esta engenharia se ocupa do manejo ambiental (aproveitamento e preservação). Este profissional pode trabalhar ligado a indústrias e empresas de setores diversos, como de tratamento de água e esgoto, qualquer indústria que promova a produção de resíduos que possam impactar o meio ambiente, entre outras. Pode também ser uma possibilidade, dependendo de sua realidade regional.

Há vários elementos a serem considerados na hora de decidir: valores pessoais, história de vida, objetivos pessoais, expectativas quanto a remuneração, entre outros. Procure ler um bom número de respostas apresentadas nesta seção do site e você encontrará dicas importantes para a realização de uma escolha.

Leia mais:
– Saiba mais sobre o curso de Ciências Econômicas
– Morando numa cidade pequena, que profissão devo seguir para ter garantia de emprego?
– Posso fazer Engenharia Ambiental morando em cidade pequena?