Estou no terceiro ano, estudando muito para passar no vestibular. Dúvida, medo, insegurança é o que eu sinto ao pensar em que curso fazer. Gosto muito de matemática, física e química e estou optando por Engenharia Mecânica. Estava lendo sobre o curso aqui no site e me deparei com algo que me deixou inseguro sobre o curso, que é o desenho e a necessidade de saber desenhar. E, no caso, sou péssimo nisso, meu forte são as exatas! Desde já, obrigado!
Enviado por Tiago Henke
O engenheiro mecânico deve conhecer a linguagem gráfica para poder desenvolver projetos de equipamentos e processos industriais. A linguagem que precisa desenvolver é a do desenho técnico, baseado na aplicação de normas determinadas nacionalmente e no raciocínio espacial.
– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Mecânica na Guia de Profissões do GE
Este tipo de desenho faz parte do conteúdo curricular do curso e se relaciona com o campo matemático da geometria descritiva. Aprende-se desenho em perspectiva, relações métricas espaciais, normas técnicas para exposição de partes internas das peças.
Portanto o tipo de desenho com que o engenheiro se envolve não se relaciona com criatividade artística ou preocupações estéticas. Boa parte do trabalho ligado a desenho é hoje desenvolvido por softwares, o que esclarece ainda mais essa distinção.
Converse com um engenheiro mecânico e peça que ele explique a utilização do desenho como ferramenta de exercício de suas funções.
Leia mais:
– Você seria um bom engenheiro mecânico?
– Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Será que Matemática é o curso certo para mim?