logo-ge

É vantajoso cursar Arquitetura e Engenharia Civil ao mesmo tempo?

Orientador profissional esclarece

Minha mãe aconselhou que eu cursasse Arquitetura e Engenharia Civil ao mesmo tempo. É uma boa ideia?
Enviado por Bruna Rodrigues

Arquitetura e Engenharia Civil mantém semelhanças e diferenças. Os profissionais das duas carreiras podem se responsabilizar por construções de casas, prédios, obras viárias, etc. Inclusive, ambos são regidos pelo mesmo órgão de orientação e controle, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

As diferenças se configuram principalmente nas ênfases que cada formação tem Em outras palavras, pesquise as matérias que compõem os cursos das duas áreas. A graduação em Engenharia Civil enfatiza aspectos relacionados à tecnologia das construções e a cálculos estruturais. Já a ênfase da graduação em Arquitetura recai sobre o aproveitamento racional e estético dos espaços. Mas isso não significa um total afastamento entre as duas profissões.

O melhor é que você pesquise bem as diversas possibilidades que as duas profissões oferecem. Mas devemos alertar que, pelo menos nas universidades públicas, tais cursos são oferecidos em período integral – de seis a oito horas por dia – o que inviabilizaria os planos de uma formação paralela. Depois da pesquisa, converse com sua mãe e tente entender os motivos que a levam a sugerir a formação dupla e depois exponha seus argumentos.