logo-ge

Engenharia Agronômica, Agrícola ou de Agronegócios?

Orientador profissional esclarece

Quero muito seguir carreira na área de ciências agrárias, mas não sei qual graduação escolher, se Agronomia, Engenharia Agrícola ou Agronegócio. Quais os prós e contras de cada uma?
Enviado por Gledson Soares de Carvalho

Para tomar sua decisão a primeira coisa a fazer é conhecer de forma aprofundada cada possibilidade.

Em rápidas palavras, podemos dizer que Engenharia Agronômica, nome oficial da Agronomia, é uma profissão da área de biológicas e tem como objetivo melhorar a produção agropecuária.

 

Engenharia Agrícola é um curso da área de exatas e tem como objetivo levar as engenharias Mecânica, Elétrica e Civil para o campo. Pensa na construção de silos, no desenvolvimento e produção de sistemas de irrigação, no projeto e construção de colheitadeiras, por exemplo.

Engenharia de Agronegócios é um curso que algumas instituições oferecem e se aproxima de um curso de Engenharia de Produção na área agroindustrial. O curso de Engenharia de Agronegócios também tem semelhanças com o de Engenharia Agrícola.

A escolha por cursos de engenharia tem sido ainda mais dificultada pelo excesso de nomenclaturas que em alguns casos fazem as mesmas coisas com nomes diferentes e em outros que fazem coisas diferentes com nomes semelhantes. Por isso é fundamental ter muita clareza do que se quer para depois buscar o curso que melhor forma o profissional.

 

É importante conhecer a estrutura dos cursos oferecidos pelas instituições para saber qual é que melhor atende o que se pretende. Pesquise nos sites das universidades.

Leia mais:
– Devo fazer Agronomia?

– Engenharia de Produção Agroindustrial é uma boa pedida?

– Faça o teste e descubra se seu perfil é bacharelado ou tecnológo!