Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Engenharia Agronômica, Agrícola ou de Agronegócios?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 10 ago 2010, 16h12

Quero muito seguir carreira na área de ciências agrárias, mas não sei qual graduação escolher, se Agronomia, Engenharia Agrícola ou Agronegócio. Quais os prós e contras de cada uma?
Enviado por Gledson Soares de Carvalho

Para tomar sua decisão a primeira coisa a fazer é conhecer de forma aprofundada cada possibilidade.

Em rápidas palavras, podemos dizer que Engenharia Agronômica, nome oficial da Agronomia, é uma profissão da área de biológicas e tem como objetivo melhorar a produção agropecuária.

 

Engenharia Agrícola é um curso da área de exatas e tem como objetivo levar as engenharias Mecânica, Elétrica e Civil para o campo. Pensa na construção de silos, no desenvolvimento e produção de sistemas de irrigação, no projeto e construção de colheitadeiras, por exemplo.

Continua após a publicidade

Engenharia de Agronegócios é um curso que algumas instituições oferecem e se aproxima de um curso de Engenharia de Produção na área agroindustrial. O curso de Engenharia de Agronegócios também tem semelhanças com o de Engenharia Agrícola.

A escolha por cursos de engenharia tem sido ainda mais dificultada pelo excesso de nomenclaturas que em alguns casos fazem as mesmas coisas com nomes diferentes e em outros que fazem coisas diferentes com nomes semelhantes. Por isso é fundamental ter muita clareza do que se quer para depois buscar o curso que melhor forma o profissional.

 

É importante conhecer a estrutura dos cursos oferecidos pelas instituições para saber qual é que melhor atende o que se pretende. Pesquise nos sites das universidades.

Leia mais:
– Devo fazer Agronomia?

– Engenharia de Produção Agroindustrial é uma boa pedida?

– Faça o teste e descubra se seu perfil é bacharelado ou tecnológo!

Continua após a publicidade

Publicidade