logo-ge

Engenharia Civil paga o mesmo salário para homens e mulheres?

Orientador profissional esclarece

No ramo de Engenharia Civil, a mulher consegue um bom emprego ou o salário é inferior ao dos homens?
Enviado por Isabela Candido

A estabilização econômica e o crescimento que o Brasil tem conhecido desde há algum tempo ampliaram as oportunidades de profissionais ligados à construção civil, entre eles o Engenheiro. O aumento de ofertas de trabalho permitiu que certas diferenças históricas como a questão da remuneração diferenciada fosse em parte superada.

– Saiba tudo sobre a carreira de Engenharia Civil

Por outro há um princípio legal que garante a “isonomia” profissional, ou seja, mesmas condições de trabalho (e de remuneração) para profissionais que desempenhem a mesma função.
Nesse sentido, a tendência é que não haja diferenciação salarial, nem de “escolha” entre homens e mulheres.

No entanto, apesar dos avanços conquistados, os profissionais precisam se posicionar e lutar para que tais princípios sejam respeitados. Esta é uma questão à qual você deverá ficar atenta. O site salariometro divulga que nos últimos seis meses houve 7.267 contratações de engenheiros civis do sexo masculino com um salário médio de admissão de R5,916,00. No mesmo período foram contratadas 1.726 engenheiras com um salário médio de admissão de R$ 5.174,00. (fonte: http://www.salariometro.sp.gov.br/)

Leia mais:
– Engenharia é a melhor opção?
– Você leva jeito para a Engenharia Civil?
– Será que Engenharia Civil combina com as minhas características?