logo-ge

Engenharia Física ou Engenharia Química? Qual tem mais mercado de trabalho?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos, vou prestar o Enem e depois vários vestibulares, mas ainda não me decidi qual curso fazer. Gosto muito de exatas, e estive pensando em fazer Engenharia Física, mas minha mãe acredita que não é um curso que ofereça grande mercado de trabalho e que seria melhor se eu fizesse Engenharia Química. Quais são as previsões para essas carreiras?
Enviado por Bruna Araujo

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades,tradição e prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos em áreas específicas, investimento público estratégico, situação da economia do pais e do mundo e de setores específicos, entre outras.

Engenharia Física é um curso cujas primeiras turmas se formaram há cerca de dez anos. Isto não significa, no entanto, que não haja boas perspectivas de mercado. De maneira geral as engenharias encontram-se em momento positivo. Por ser um curso relativamente novo, não é facilmente reconhecido por quem não está envolvido com os processos com os quais ela lida (como é o caso da tecnologia de ponta em supercondutores ou em utilização de raios laser, como você pode identificar na seção “Profissões e Universidades” deste site).

Já o fato da Engenharia Química ser uma área relativamente tradicional da engenharia garante a ela uma imagem social de maior reconhecimento. É fato também que a indústria química no Brasil vem passando por boa fase, com o desenvolvimento de novos materiais e o aperfeiçoamento de processos de produção.

Procure entrevistar profissionais e professores destas duas especialidades em engenharia para aumentar suas referências de forma chegar a sua escolha.

Leia mais:
 – Teste: Engenharia Química é a melhor escolha?
 – Como é a rotina de quem trabalha com Engenharia Química?
 – Dúvida: Será que devo fazer Engenharia Física?