logo-ge

Engenharia química é uma boa escolha?

Orientador profissional esclarece

Sou apaixonada por química, e adoro o ramo de Engenharia, então juntei meus gostos e decidi fazer Engenharia Química. Mas, pesquisando a fundo a profissão, percebi que ela não tem muito haver com a química e que a graduação precisa de muita dedicação. Agora fiquei na duvida, não sei o que fazer. O que vocês me dizem?
Enviado por Aline

Comece avaliando os critérios que você utiliza para ponderar o que você gosta. A princípio, se você é “apaixonada” por química e “adora” o ramo da Engenharia, sua opção estaria feita.

Paixão e adoração são elementos essencialmente emocionais, que quando colocados frente à racionalidade, como quando você diz que a “graduação precisa de dedicação”, perdem força. Em outras palavras, que esforços e recursos, como tempo, dinheiro, modo de vida, você considera que poderá despender para atingir seus objetivos?

Você iniciará um novo período em sua vida, ou no mínimo um período de transição. O ser humano está sempre se renovando, se reconstruindo. Duas referências estão sempre presentes: quem se foi até agora e quem se imagina ser daqui a algum tempo.

Considere as atrações que essas áreas de conhecimento exerceram sobre você e construa um projeto para seu futuro. Outra dica é imaginar-se dentro da profissão. Obtenha o máximo de informação possível para conseguir imaginar como seria o cotidiano de trabalho de um profissional de Engenharia Química.

Leia mais:
– Engenharia Química é a melhor escolha? Faça o teste

– Confira o cotidiano de um engenheiro químico no programa Na Real