logo-ge

Escolho a profissão levando em conta minha habilidade ou a vontade de exercê-la?

Orientador profissional esclarece

Devo escolher a carreira de acordo com minhas habilidades ou pela vontade de exercê-la? Por exemplo, estou em duvida entre os cursos de Engenharia civil e Direito.

Gosto muito da área de Engenharia Civil e do trabalho no ramo da construção civil, é uma das áreas que mais admiro. Por outro lado, não tenho tanta habilidade com as matérias de exatas.

Já sobre Direito, gosto muito do curso e tenho habilidade com as matérias de humanas, mas tenho medo do teste do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do mercado de trabalho que é bem concorrido.

Qual das áreas devo escolher?
Enviado por Frank

Toda escolha envolve um "ato de coragem". Enfrentar desafios é parte do processo para alcançar um objetivo. Considere que ao determinar um caminho você canalizará esforços para conquistar seu objetivo.

Nesse sentido, ao escolher Engenharia você poderá se dedicar aos estudos das disciplinas que compõem o curso em horas extracurriculares para suplantar as dificuldades que porventura apresentem. Da mesma forma você poderá se preparar para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Preparação, dedicação e clareza quanto a importância de sua profissão são elementos que você poderá desenvolver para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Enfim, realize sua opção considerando a atração que a profissão exerce sobre você. Qualquer opção trará obstáculos e dificuldades que exigirão dedicação e esforço para superá-las.

Leia mais:
– Será que Direito é a melhor opção para mim?
– Levo jeito para a Engenharia Civil?
– Estou pronto para entrar no mercado de trabalho de Engenharia Civil?
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?