Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Escolho Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 11 jan 2011, 16h51

Estou em dúvida se escolho Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental. Acredito que optarei pela primeira já que não gosto de exatas. Há uma diferença considerável entre o salário de um engenheiro e um gestor, isso coloca o gestor como um profissional inferior ao engenheiro? Essa situação de salário pode se reverter em alguns casos?
Enviado por Larissa

Os cursos superiores tecnológicos têm ganhado espaço no mercado de trabalho, mas ainda serão necessários alguns anos para que se possa avaliar se formarão profissionais que competirão em igualdade de condições – principalmente salariais e de colocação – com os provenientes dos bacharelados.

– Conheça o curso de Gestão Ambiental

– Conheça o curso de Engenharia Ambiental

Os bacharelados oferecem uma formação mais ampla, com maior domínio sobre teorias ligadas a sua área. Isso significa que há maior mobilidade para os bacharéis, ou seja, eles podem encontrar colocações em mais áreas que o formado em cursos de tecnologia.

Porém, o mercado de trabalho tem sua própria lógica: se algum setor encontra-se “aquecido”, isto é, se há falta de profissionais capacitados para o exercício de funções específicas, sua remuneração tenderá a crescer. Pode-se apostar em certas tendências, mas há sempre algum grau de risco em nossas apostas.

Quanto a não gostar de exatas, avalie seus interesses: o que lhe atrai? É a preservação do meio ambiente? O aproveitamento sustentável dos recursos naturais? A manutenção de condições adequadas de vida dos seres humanos? Considere outras profissões, de acordo com sua reflexão, tais como profissões ligadas à área da saúde, ou mesmo aquelas que cuidam dos direitos pessoais ou sociais.

Por outro lado, saiba que os cursos superiores apresentam disciplinas que nem sempre são totalmente agradáveis a todos, ou seja, desafios serão apresentados e deverão ser superados, contanto que seu objetivo final esteja claro e signifique um ato de coragem, isto é um compromisso sério com a decisão tomada.

Leia mais:
– Engenharia Ambiental é a escolha certa para mim?
– Engenharia de Energia ou Ambiental?
– Para Engenharia Ambiental, é necessário dominar as exatas?
– Qual é a diferença entre Engenharia Ambiental e Ciência Ambiental?

Continua após a publicidade
Publicidade