logo-ge

Estética nos próximos anos será uma profissão de sucesso?

Orientador profissional esclarece

Minha família é da área da beleza. Já fiz um curso completo de maquiagem no Senac e estou pensando em fazer faculdade de estética para trabalhar como consultora de beleza. Será que essa profissão, quando regulamentada, será o auge dos próximos anos? Ou será que somente um curso é suficiente?

O cuidado com o corpo que envolve saúde e estética tem aumentado nos últimos tempos, não só entre as mulheres, mas dentre os homens também, o que pode indicar um mercado de trabalho em ampliação.

Os estudos socioeconômicos e de consumo apontam uma melhora na condição de vida do brasileiro, aumentando o percentual de pessoas na classe média. Matérias jornalísticas apontam, como reflexo, o incremento na venda de mercadorias ligadas à beleza, o que indica que esse campo de trabalho está em crescimento. Mas lembre-se, temos uma crise econômica gigantesca nos países capitalistas avançados que pode mudar o panorama.

Pela informação que temos a regulamentação da profissão ainda não foi aprovada, mas há um projeto em andamento. A regulamentação por si não se constitui como instrumento automático de ampliação de mercado de trabalho. Por meio de normas legais, indica quem pode ou não exercer a profissão, determinando o mínimo de formação necessária para seu exercício.

Nos tempos em que vivemos, podemos dizer que uma formação mais ampla sempre agrega algo e melhora o currículo do profissional na disputa de um posto de trabalho, além de aumentar seu conhecimento teórico e técnico, portanto ampliando e qualificando sua capacidade de intervenção.