logo-ge

Estou achando difícil encontrar um curso de Engenharia da Computação. Faço Engenharia Eletrônica?

Orientador profissional esclarece

Aqui em São Paulo o curso de Engenharia de Computação só tem em faculdades públicas. Entre as faculdades privadas, tenho interesse pelo Mackenzie, mas lá também não há este curso, apenas Engenharia Eletrônica. Será que devo optar por este curso?
Enviado por Eduardo Valerio

O curso de Engenharia da Computação mescla conhecimentos de Engenharia Eletrônica e de Ciência da Computação. Isso porque ele trabalha com a interface entre componentes eletrônicos softwares (programas de computadores), como televisores, injeção eletrônica de automóveis, equipamentos de controle de rotas aéreas ou marítimas, etc. Quase todos os equipamentos eletrônicos atuais dependem de controles ligados à computação.

Qualificando-se como engenheiro eletrônico, você poderá cursar disciplinas optativas durante o curso (se a faculdade escolhida oferecê-las em sua grade, o que indica que você deverá pesquisá-la) ligadas à computação, ou recorrer a cursos de especialização em nível de pós-graduação.

De fato, a Engenharia da Computação aproxima-se bastante do curso de Eletrônica e dura cinco anos. Já a ênfase dos cursos de Ciências da Computação recai sobre a criação e desenvolvimento de softwares, baseados em modelos matemáticos, e em média duram quatro anos.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Ciência da Computação é o curso ideal para você!
– Faço Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?