logo-ge

Estou cursando Ciências Sociais, mas queria mudar de curso. E agora?

Orientador profissional esclarece

Estou no 5º ano do curso de Ciências Sociais, mas queria prestar vestibular para Medicina Veterinária. Apesar de gostar muito do meu curso atual, não consigo me identificar com a área de trabalho, por isso pensei em mudar. Mas uma mudança radical como essa me deixa muito insegura, pois não consigo me identificar somente com a área de Ciências Humanas ou Biológicas. Alguma dica de como posso fazer para decidir melhor?
Enviado por Barbara Tozzi

Mudanças envolvem riscos. Mesmo depois de formados novas escolhas se apresentam e geram algum grau de insegurança. Mas, de qualquer forma, a solução é sempre pessoal. Para ajudar na escolha, faça uma profunda análise de seus valores.

Por exemplo, você já investigou todas as possibilidades de atuação em Ciências Sociais? Você dirigiu sua formação para Antropologia, Sociologia ou Ciências Políticas? Não é possível encontrar maior interesse em outra área de concentração? É possível desdobrar o conhecimento ligado às disciplinas que mais gostou no curso em atividades menos tradicionais das Ciências Sociais? Um curso de especialização em um assunto de seu interesse não permitiria uma nova motivação e a abertura de novas possibilidades de inserção profissional?

Procure também fazer uma análise dos seus recursos financeiros, emocionais e o tempo disponível para uma nova empreitada. Se depois de avaliar tudo, ainda achar que deve mudar de curso, tome o momento como se fosse a primeira vez que você estivesse escolhendo: investigue todas as possibilidades, não apenas Medicina Veterinária. Além disso, converse com professores e estudantes da nova faculdade que você deseja e com profissionais que já trabalham na área, para conhecer o dia a dia da profissão. Boa sorte!

Leia mais:
– Será que Ciências Sociais é o curso certo para mim?


– Medicina Veterinária é o curso certo para mim?
– Humanas ou Biológicas: qual área devo seguir?