logo-ge

Não sei se o curso de Medicina é o que eu quero. Como me decido?

Orientador profissional esclarece

Olá! Acabei de terminar o ensino médio e ano que vem estou indo para o cursinho. De início, quero fazer Medicina. Mas já perdi a conta de quantas vezes peguei me perguntando “Será que é isso que eu quero?”. Não tenho pressão em casa para seguir a carreira, meus pais me apoiariam em qualquer profissão que eu escolhesse. Fico na dúvida porque sempre que faço testes profissionais, o resultado fica na área de saúde. Não sei se tento mesmo Medicina, ou se deveria pensar e outra área. Obrigada desde já!
Enviado por Alice

Testes vocacionais podem apenas auxiliar o processo de escolha. Colaboram para identificar parcialmente como você “está sendo” (e não “como é”, já que todas as pessoas se transformam ao longo da vida), seu ponto de partida, não o de chegada; não apontam “quem você deseja ser”. E escolher é fundamentalmente poder interferir no futuro, em seu futuro.

Que futuro você almeja? Quais temas concretamente lhe avivam a atenção, a curiosidade? Que objetivos e valores pessoais dirigem seu olhar? De que forma seu trabalho poderia se inserir na sociedade, qual a contribuição social? De que forma ele poderia atender a necessidades específicas de parte da sociedade? Que estilo de vida, com que temas gostaria de se envolver, que interesses anteriores em sua história podem indicar desdobramentos, em que ambientes e qual o tipo de interação com pessoas você imagina deveriam estar nesse futuro? Que expectativas de remuneração (e como elas lhe impactam) você carrega? Qual o conhecimento sobre a dinâmica do trabalho na sociedade em geral e nas carreiras vislumbradas por você? Essas são algumas questões sobre as quais uma extensa busca de informações devem responder, mais do que os resultados de testes vocacionais.

Comece identificando o que lhe traz dúvidas quanto à carreira médica: concorrência no vestibular? Volume e tempo de estudo durante a graduação? Falta de identificação maior com os objetivos do profissional médico?

Em seguida, lance-se a uma vasta pesquisa sobre as profissões – inclusive as que não são da área da saúde. É um processo trabalhoso, mas com certeza tornará sua escolha mais segura e consciente.

 

Leia mais:
– Veja como é o curso de Medicina
– Conheça os melhores cursos de Medicina do Brasil
– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?