logo-ge

Estou em dúvida se continuo na área de Nutrição. Como saber se devo mudar de curso?

Orientador profissional esclarece

Fiz um curso técnico em Nutrição. À principio, gostei muito do curso, fiz estágio em uma padaria e até que estava gostando, mas surgiu uma oportunidade de emprego muito grande pra mim. Passei na entrevista e fui selecionada. Chegando lá, é muita coisa pra atentar, muita coisa pra fazer, muita responsabilidade mesmo. Hoje já não sei se quero seguir a carreira em Nutrição, e fico nessa dúvida cruel, pois desde o inicio não tive muita afinidade com a pratica. Já estou enlouquecendo com isso e sempre estou chorando pelos cantos com medo de falar para meus pais e eles me repreenderem. Como eu lido com isso?
Enviado por Letícia Silva

O receio de desaprovação por parte de seus pais teria que motivos? Investimentos financeiros realizados no curso? Concessões realizadas (por exemplo, não trabalhar durante a realização do curso mesmo sendo preciso para ajudar na renda familiar)? Expectativas em ver a filha trabalhando na área da Nutrição?

– Veja onde um profissional de Nutrição pode atuar

Quaisquer que forem os motivos, considere dois pontos: primeiramente, muitos receios que as pessoas carregam muitas vezes são hiper dimensionados, isto é, eles são maiores do que deveriam. É possível que você carregue uma impressão quanto à desaprovação de seus pais maior do que ela realmente seria. Por outro lado, observe que o eventual afastamento da área de formação técnica não parece estar ocorrendo por futilidades, mas pelo ingresso em outra área de trabalho e pela consciência de que a nutrição não é um tema motivante como exercício profissional.

Procure conversar sobre estes pontos com seus pais. Mesmo que eles de alguma forma se sintam contrariados, entenderão suas angústias e suas dúvidas. De toda forma, é melhor que a situação fique calar para todos para que novos caminhos sejam planejados.

Por fim, se de fato sua opção é de não seguir na área da Nutrição, prepara-se para realizar uma nova escolha: não espere que a vida “escolha” por você.

Leia mais:
– Dúvida: Devo fazer Nutrição ou Farmácia?
– Teste: Nutrição é a carreira ideal para você?
– Os 9 melhores cursos de Nutrição do país