logo-ge

Estou quase concluindo um curso superior de Turismo, mas quero trabalhar em outra área. Será que mudo de curso agora?

Orientador profissional esclarece

Estou no último ano do curso de Turismo, mas ainda tenho algumas dependências de matérias. Apesar de estar na reta final do curso, tenho dúvida se devo concluí-lo, pois não pretendo seguir essa carreira, gostaria mesmo é de trabalhar como designer de jogos.

Na época do vestibular, optei pelo curso de Turismo por ter uma faculdade perto da minha casa e por acreditar que estudaria os aspectos que fazem entreter as pessoas, sendo assim, considerei que essa característica me ajudaria na minha futura carreira. Minha surpresa veio quando descobri que o curso tinha sua teoria voltada ao fenômeno turístico e aos métodos inerentes aos campos de atuação da profissão.

Portanto, gostaria de saber: qual o caminho mais adequado para redirecionar minha carreira neste momento? É possível aproveitar o conteúdo visto nos anos investidos na atual graduação?
Enviado por Luiz Otávio Augusto

Sua escolha original foi baseada em uma compreensão distorcida da graduação em Turismo, que hoje você tem consciência. O turismólogo organiza os elementos necessários para o entretenimento (entre outros objetivos) das pessoas, considerando os meios para tal. Porém, não há aproximação com a área que você deseja.

Você tem como opção terminar o curso atual, de forma a garantir uma primeira graduação. Isso poderá ajudá-lo, por exemplo, a conquistar recursos financeiros para buscar seu novo objetivo. De toda forma, considere que o tempo destinado a sua primeira formação pode lhe possibilitar uma maior ampliação de sua cultura geral, copntribuindo assim para a sua nova graduação e o futuro exercício profissional.

Não há como aproveitar o conhecimento específico construído até agora na nova área. Eventualmente você poderá eliminar algumas poucas disciplinas já cursadas (como antropologia, cultura brasileira, metodologia científica) se optar pelo bacharelado em Jogos Digitais, denominação mais frequente para o curso de seu interesse.

O bacharelado tem duração de quatro anos. Há também a opção pela formação tecnológica, em que a duração é de dois anos e meio e há menor aprofundamento nas disciplinas mais teóricas. Consulte a seção “onde estudar” do site do GUIA DO ESTUDANTE e confira as diversas opções de faculdades na área.

 

Leia mais:
– Conheça o dia a dia de um designer de games, no programa Na Real
– Será que Turismo é sua praia? Faça o teste e descubra