logo-ge

Existe diferença entre os cursos de Medicina e Ciências Médicas? E o de Biomedicina?

Orientador profissional esclarece

Qual a diferença entre Medicina e Ciências Médicas? Estou na dúvida entre essas carreiras e também Biomedicina, área em que fiz curso técnico.
Enviado por Aline Caroline

Na verdade, Ciências Médicas e Medicina são duas denominações do curso que forma o bacharel em medicina (ou simplesmente médico), dependendo da instituição de ensino.

Seu equívoco talvez se deva ao fato de que em algumas poucas instituições de ensino superior os cursos de Ciências Biomédicas (também chamado de Biomedicina ou Ciências Biológicas – modalidade médica) e Ciências Médicas têm um período inicial (em geral 2 anos) de aulas em conjunto. Mas desde o ingresso os alunos já optam por uma das formações (na verdade, prestam vestibular para uma ou outra opção).

O curso de Biomedicina tem duração média de quatro anos e forma o profissional que estuda as doenças humanas e as formas de diagnosticá-las e tratá-las. Você deve ter uma boa ideia da área em função de sua formação técnica.

Já o curso de Medicina tem duração de seis anos em período integral e forma o profissional como clínico para lidar diretamente com as pessoas quanto aos processos de saúde e doença. A especialização nas diversas áreas da Medicina se dá na residência ou em cursos de especialização.

 

Leia mais:
– Teste: Medicina é a melhor opção?
– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?
– Será que faço Medicina ou Biomedicina?