logo-ge

Existe mais de um tipo de curso de Farmácia?

Orientador profissional esclarece

Olá, estou no 3º ano do Ensino Médio e minha professora de química disse que há três tipos de curso de Farmácia: Farmácia e Bioquímica, para análises laboratorias, Farmácia Industrial (manipulação e cosméticos) e Farmácia de Alimentos. É verdade isso? Se sim, quero fazer para a área cosmética, mas como ingressar? Faço Farmácia e Bioquímica e depois me especializo?
Enviado por Ana Luiza Sanson

Na verdade há só um curso de graduação em Farmácia (que pode receber outras denominações como Farmácia e Bioquímica e Ciências Farmacêuticas, dependendo da instituição que o oferece).

– Saiba tudo sobre o curso de Farmácia

O que provavelmente sua professora comentou é que o graduado em farmácia pode atuar nas três áreas por ela elencadas. Portanto, para atuar na área de cosméticos, bem como em outras próprias à carreira em farmácia, basta ter o diploma em farmácia.

Algumas universidades oferecem na grade curricular disciplinas que são chamadas de optativas e/ou eletivas que permitem que o aluno possa escolher alguns conteúdos de seu interesse maior, aprofundando desde a graduação o conhecimento em determinada área. A formação pós-graduada também agrega conhecimento na área escolhida, mas como apontado anteriormente, não é condição necessária.

Leia mais:
– Gosto de matérias de biológicas. Que curso devo fazer?
– Máquina de Profissões: Veja que carreira tem a sua cara
– Será que Química é a carreira certa para mim?