logo-ge

Existe uma idade limite para entrar no mercado de Tecnologia da informação?

Orientador profissional esclarece

Tenho interesse em começar minha carreira na área de Tecnologia da Informação. Atualmente, as pessoas com mais idade tem mais chances nesse mercado do que tinham no passado?
Enviado por Elisabete Teixeira

Considerações quanto à idade dos profissionais a serem contratados variam ao longo da história. Há 30 anos, muitas empresas empregavam jovens para que eles pudessem se qualificar e permanecer em seus quadros por um longo período.

Logo depois, houve uma valorização de jovens empreendedores, quando se acreditava que eles imprimiriam maior competitividade às empresas. Outras mudanças levaram à valorização dos profissionais mais velhos, pela experiência acumulada.

Hoje em dia, pode-se considerar que a idade é um fator relativo, e mais importante é a qualificação profissional: boa formação, disposição para inovações, além de comprometimento para ampliar o conhecimento e melhorar o desempenho.

Segundo o site Salariômetro, do Governo de São Paulo, em novembro de 2008 os tecnólogos em informática empregados “tinham 35 anos e estavam na mesma empresa há quatro anos e seis meses”. (Fonte: RAIS/MTE)

Leia mais:
Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
Dúvida sobre diferentes cursos de computação