logo-ge

Faço Letras, mas meu sonho é Medicina. Devo largar tudo e ir atrás desse sonho?

Orientador profissional esclarece

Estou terminando minha graduação em Letras na USP, porém estou infeliz com minha formação e com o mercado de trabalho. Sinto que o meu serviço é pouco útil, pois sou editor e não sou feliz. Não gostaria de dar aulas, por não me sentir à vontade em escolas. Ao mesmo tempo, sempre tive um sonho de ser médico, que tentei suprimir, mas não consegui. Adoro o campo de estudo da Medicina e adoraria trabalhar em hospitais. Hoje quero prestar vestibular para Medicina, tenho 23 anos, mas ainda tenho medo de largar tudo.
Enviado por Jefferson Silva

Não há idade para ingresso em medicina, nem para iniciar carreira na profissão. Sua idade não difere de boa parte dos ingressantes, já que muitos se preparam por alguns anos para passar nesse disputadíssimo vestibular.

Você já tem experiência quanto ao ingresso em um vestibular bem disputado como é o da Universidade de São Paulo, apesar do desempenho muito superior que concorrência em medicina exige.

Para desenvolver conhecimentos e ferramentas para disputar uma vaga, considere a possibilidade de ter que se preparar por mais de um ano. Fato é, no entanto, que sua ocupação atual não precisa ser colocada de lado. É possível continuar com suas atividades e paralelamente se preparar em todos os sentidos para o ingresso em medicina.

Posteriormente, se ingressar, dificuldades aparecerão por conta da carga horária de aulas e de estudo. Mesmo assim, você pode conquistar serviços pontuais, como freelancer, nas áreas de editoria, tradução e revisão.

Projetos paralelos muitas vezes disputam os interesses. Para resolver as dúvidas que surgem é necessário desenhar cenários variados, considerar o maior número de variáveis, mas também um ato de coragem, de enfrentamento daquilo que em parte não pode ser determinado de início sobre o futuro.

Leia mais:
– Dez fatos sobre o curso e a carreira de Medicina
– "Quero fazer Medicina, mas meu pai insiste que eu termine Engenharia"
– Posso trabalhar enquanto faço o curso de Medicina?