logo-ge

Faço técnico em Química ou já vou direto para o curso de Engenharia Química?

Orientador profissional esclarece

Estou em duvida se faço curso técnico em Química antes de fazer a faculdade de Engenharia Química para saber como é a área. Ainda tenho um pouco de receio se escolhi a profissão certa.
Enviado por Jennyfer

Os cursos técnicos formam profissionais no âmbito do ensino médio, tendo como objetivo central a formação de pessoas capazes de atender necessidades imediatas do mercado de trabalho. Para os estudantes, tais cursos atendem a vontade ou necessidade de quem quer entrar mais cedo no mercado de trabalho. Por isso podemos afirmar que este nível de ensino não tem o caráter de "preparação" para uma graduação posterior.

No entanto, podem de fato aproximar o estudante da realidade de determinada área, como rotinas de trabalho, temas estudados e procedimentos básicos utilizados. No caso da formação técnica em química, os conhecimentos adquiridos se aproximam mais da formação superior em química (bacharelado, química industrial, química ambiental) do que em engenharia química.

Pesquise as profissões de química, química industrial e engenharia química neste site. Para comparar as grades curriculares dos dois cursos você pode acessar este link e este outro

Leia mais:
– Como é a rotina de quem trabalha com Engenharia Química?
– Teste: Engenharia Química é a melhor escolha?
– Quero trabalhar em laboratórios. Química é um bom curso para isso?