Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Farmácia ou Biomedicina?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 13 mar 2014, 16h56

Me interesso bastante por análises clínicas e sempre sonhei em ser reconhecido por ajudar as pessoas no ramo da saúde. Acho muito interessante usar microscópios, analisar exames e outros problemas no corpo humano. Também acho interessante formular medicamentos. Gostaria de saber qual dos dois, Biomedicina ou Farmácia, me daria o melhor retorno financeiro e emprego garantido após a faculdade.
Enviado por Leandro

Uma das dificuldades centrais no processo de escolha de uma carreira está no sentimento de perda como o qual a pessoa tem que lidar. É comum que interesses diferentes disputem com a mesma força a escolha. Também há o fato – como em alguma medida apontado por sua pergunta – de que há diversas variáveis a serem ponderadas, como mercado e campo de trabalho, remuneração, ambiente de trabalho.

Para resolver essas questões é necessário que você realize uma profunda reflexão sobre seus valores, a forma como valoriza cada elemento. Mesmo assim, é possível que no final do processo você tenha que enfrentar o “risco” da escolha, encarando uma das opções com coragem.

A formação em Farmácia permite o exercício de diferentes atividades. Pode-se citar: formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias; controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos utilizados na indústria alimentícia a partir de órgãos de vigilância sanitária; pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, bem como controle da produção de medicamentos já existentes; orientação de clientes em drogarias; acompanhamento de pacientes internados e em regime de medicação de longa duração, assessorando o corpo médico hospitalar e análises clínicas. O curso concentra disciplinas ligadas a biologia e química.

O curso de Biomedicina também concentra conhecimentos ligados a biologia e química. Disciplinas como anatomia, fisiologia, microbiologia e o estudo do sistema imunológico são alguns exemplos. Há muitas aulas práticas em laboratório de análises clínicas e de investigação de processos bioquímicos presentes no cotidiano profissional.

O biomédico pode atuar em várias áreas, apesar de ainda o maior foco de concentração profissional esteja nos laboratórios de análises clínicas. Outras áreas são pesquisa de micro-organismos e de medicamentos, análise de contaminação de alimentos, perícia criminal, estudos de células para prevenção de doenças como o câncer. No campo do estudo de agentes que levam a doenças e pesquisa de novos medicamentos os dois profissionais podem atuar em conjunto.

Para conhecer a grade do curso de Farmácia/Bioquímica, consulte este link. Para conhecer a grade do curso de Biomedicina (também denominado “Ciências Biológicas – Modalidade Médica” ou Ciências Biomédicas) consulte este link. Para dados sobre mercado trabalho e salários das duas profissões, consulte este site e coloque os filtros necessários na busca.

Leia mais:
– Como está o mercado para quem cursa Farmácia?
– O que preciso estudar para fazer a faculdade de Biomedicina?

Continua após a publicidade
Publicidade