Comecei a cursar Licenciatura em Física na UFES. A princípio não era o curso que eu queria, mas comecei, pois há possibilidade de cortar algumas matérias do curso que realmente quero, Engenharia de Produção. Mas, com poucas semanas de curso, conversei com algumas pessoas e li matérias que dizem que Física está tendo bastante perspectiva de mercado, principalmente pelo déficit de professores formados. Definitivamente não me vejo como professor. Se eu continuar, penso em fazer complementação para conseguir bacharel mais tarde. O que eu faço? Continuo no curso ou parto para outra área?
Enviado por Joaquim Antônio Rodrigues Valim
A primeira decisão a ser tomada por você é a continuidade ou não da licenciatura em física. Observe que a opção por se tornar professor, apesar de estar baseada na informação correta sobre a carência de professores desta área no Brasil, não parece contemplar seus interesses (“definitivamente não me vejo como professor”).
A complementação curricular que o levaria ao bacharelado permitiria a atuação em indústrias em áreas que envolvam conhecimentos próprios da física, como óptica, acústica, troca de calor, radiação. Nestes casos, o profissional trabalha no âmbito tecnológico no desenvolvimento e manutenção de processos e produtos. A demanda de profissionais nestes setores tem crescido. Não há indicação em sua pergunta se você se interessa por desenvolvimento tecnológico. Avalie esta possibilidade.
No entanto, você indica que sua opção central seria a engenharia de produção. Por que não prestou vestibular para esta carreira inicialmente? Optou por física em função da concorrência no vestibular? A UFES oferece a possibilidade de “reopção”, contato que haja vaga disponível; concretamente, quais as chances de mudança para a engenharia? Você conhece bem o curso de engenharia de produção, as áreas de atuação, o perfil mais administrativo que tecnológico de suas funções? Como já frequenta a universidade uma pesquisa sobre o curso e a profissão é facilitada por meio de conversas com colegas e professores que provavelmente ministram disciplinas nos dois cursos. Se suas expectativas se confirmarem (já que “este é o curso que realmente quer”), organize-se para a mudança.
– Será que devo fazer Engenharia Física? |
– Gosto de Física e Geografia. Devo prestar Engenharia de Petróleo? |
– Quais são as possibilidades de atuação para quem faz Física? |