Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Fiz Administração, mas não falo inglês. Devo fazer Letras?

O que fazer quando sua profissão exige um segundo idioma? Nossos orientadores profissionais dão dicas

Por da redação
Atualizado em 1 ago 2017, 11h14 - Publicado em 1 ago 2017, 11h12
 (iStock/iStock)
Continua após publicidade

Eu me formei em Administração em 2015 e até o momento não consegui nenhum emprego. Penso que meu currículo iria se enriquecer se eu tivesse o inglês avançado que o mercado tanto exige. Não tenho nenhum curso de inglês, apenas o que foi ensinado no ensino médio. Então queria saber: na minha situação, iria agregar no meu currículo eu fazer um curso de licenciatura português/inglês? Assim, além de saber inglês eu poderia também dar aula.

Naiane

Oi Naiane! Com certeza o inglês é um ponto muito importante no currículo. Hoje, para atuação em algumas áreas relacionadas à sua graduação, é importante até mesmo saber falar mais de dois idiomas.

Fazer mais uma graduação pode até ser relevante na sua vida, mas não um diferencial para cobrir o gap de idiomas do seu currículo. Se é isso que você espera com a segunda faculdade, pode se frustrar.

Para cobrir essa lacuna de idiomas o melhor é investir tempo, energia e dinheiro em bons cursos de línguas. Se puder ter uma vivência fora seria ainda melhor, pois a velocidade e consistência do aprendizado tendem a ser maiores (desde que você fuja das cidades e escolas cheias de brasileiros). Pesquise sobre cursos no exterior e tente aliar o aperfeiçoamento de um idioma (ou mais) ao aprendizado de algum conteúdo que possa ser útil para a sua carreira. Você pode encontrar informações sobre isso consultando a seção de Intercâmbio do Guia do Estudante. 

Já a graduação em Letras dará a você uma outra oportunidade que é ensinar, dar aulas. Você já pensou se tem habilidade para isso? Gosta de ensinar? Reflita se vale a pena investir mais alguns anos da sua vida em outra graduação ou se vai fazer isso apenas para “cobrir” parte de uma lacuna em seu currículo e “aproveitar” o segundo diploma para começar uma nova profissão.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Profissão é mais do que simplesmente algo a ser aproveitado, deve ter ligação com um propósito maior em nossas vidas. 😉

People & Results

Fiz Administração, mas não falo inglês. Devo fazer Letras?Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

Publicidade

Fiz Administração, mas não falo inglês. Devo fazer Letras?
Mundo do Trabalho
Fiz Administração, mas não falo inglês. Devo fazer Letras?
O que fazer quando sua profissão exige um segundo idioma? Nossos orientadores profissionais dão dicas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.