logo-ge

“Gostaria de saber mais sobre a carreira em Arquitetura”

Orientadora profissional tira dúvidas sobre a carreira

Tenho algumas dúvidas sobre Arquitetura:
– O que um arquiteto faz?
– Como ele exerce seu trabalho?
– Quais as vantagens e as desvantagens de ser arquiteto?
– Como é a jornada de trabalho?
– Arquitetos trabalham pra quem?

Vitória

Olá, Vitória!

Seguem abaixo as respostas para os seus questionamentos. Espero que você aproveite as informações!

Veja como mandar sua pergunta

O que um arquiteto faz? Como ele exerce seu trabalho? 

O profissional formado em Arquitetura tem competência técnica para projetar, planejar e construir espaços como residências, edifícios, parques etc., buscando articular critérios de estética, conforto e funcionalidade. A grade curricular do curso de Arquitetura contempla desde história da arte até aspectos técnicos relacionados à construção civil, aos materiais, entre outros. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres, são competências que os(as) arquitetos(as) são habilitados a exercer.

Quais as vantagens e as desvantagens de ser arquiteto?

 Essa parte depende de cada profissional, pois como visto acima a arquitetura possui uma área de atuação vasta, logo cada arquiteto(a), de acordo com seu perfil profissional, terá uma visão diferente do que pode ser apontado como vantagem e desvantagem.

Como é a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho vai variar conforme o vínculo empregatício ou não que o profissional tiver. Geralmente, os profissionais formados em Arquitetura trabalham de segunda-feira a sexta-feira em torno de 6-8 horas por dia. A jornada (horas trabalhadas e remuneração salarial) é regulamentada e fiscalizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e dos Conselhos Regionais.

Arquitetos trabalham pra quem?

A Arquitetura permite que o seu profissional esteja em diferentes espaços dentro do mercado de trabalho. O(a) arquiteto(a) pode ter seu próprio negócio e ser autônomo – escritório próprio e/ou consultoria, bem como ser empregado em um escritório de arquitetura, de engenharia, uma construtora e até mesmo pode estar inserido em um órgão público. Resumindo, este profissional pode escolher ter ou não vínculo empregatício.   

 

logo-pro-univirsidade-cor
O Pró Universidade é um curso preparatório público para o Enem que atende 12 mil alunos presencialmente e online em todo Estado de Santa Catarina. Em 2015, conquistou 62% de aprovações nos principais vestibulares públicos do sul do Brasil.